Guardar Vinhos em Casa -FOODLAB CASCAIS- veja receitas de pratos únicos de Cascais e arredores-https://foodlab.cascais.pt/pt-pt/node/741

 Hoje em dia passamos mais tempo em casa. Temos alguns vinhos guardados, mas nem sempre nas melhores condições. Aqui ficam algumas sugestões para que possa ter a sua garrafeira organizada.

1. Local
Escolha um espaço longe da luz. Se conseguir colocar num armário de madeira fechado, sem cheiros, será o ideal (caso o armário tenha ventilação, ainda melhor). Não guarde o vinho junto de legumes ou detergentes pois os cheiros podem influenciar os vinhos. Coloque um pano húmido ou um copo de água para garantir alguma humidade (o perfeito é entre 70%-75%). A vantagem da humidade é que faz com que a rolha não fique ressequida e mantenha a elasticidade, protegendo da oxidação.

2. Posição das Garrafas
Caso queira guardar as garrafas para beber mais tarde, deve colocá-las deitadas. Nessa posição o vinho encontra-se em contacto com a rolha não deixando a mesma ressequir e não permitindo, assim, que o ar entre oxidando o vinho.

3. Vibração
Deixe o vinho deitado porque se tiver depósito, ele concentre-se no corpo da garrafa. Caso queira beber esse vinho, deve colocá-lo na vertical um dia antes para que os sedimentos fiquem no fundo da garrafa.

4. Temperatura
Deve guardar as garrafas num local onde a temperatura seja constante. O ideal será nos 12ºC, tanto para brancos, espumantes, champagnes e tintos. Caso queira abrir algum dos vinhos deve colocá-lo um dia antes no frigorífico. Vinhos espumantes, brancos, rosés jovens e frutados, devem ser retirados do local aquando do serviço.
Vinhos brancos estagiados em madeira ou vinhos antigos, sejam espumantes ou champagnes, sugiro que retire 15 minutos antes para não estarem muito frios. Vinhos mais antigos precisam de uma temperatura mais elevada.
Vinhos tintos devem ser retirados 30 minutos para que consigam estar, pelo menos, entre os 15º-17ºC. Vinhos fortificados, como Porto, Madeira, Carcavelos, Moscatel de Setúbal ou Favaios, devem ser colocados sempre no frigorífico para que aprecie os mesmos entre 10º-12ºC. Caso não tenha uma garrafeira, sugerimos que arranje um armário com portas, colocando o mesmo num espaço escuro, com temperatura constante.

5. Iluminação
O vinho deve estar afastado da luz para que não altere a sua cor e não sofra oxidação. O branco vai ganhar cor e o tinto vai perdê-la. O processo de envelhecimento é mais rápido.

Caso tenha o vinho já aberto e não seja consumido na totalidade, pode colocá-lo na porta do frigorífico. O frio faz com que a evolução do vinho seja mais lenta. Seja branco ou tinto. Mas o bom mesmo é desfrutar do vinho, apreciar e saborear da melhor maneira.

Boa Degustação!

Comentários

Mensagens populares