DICAS para impressionar os amigos em casa- Vinhos GENEROSOS, Carcavelos, Porto, Moscatel e Madeira

 

Vinhos Generosos: 

DICAS PARA IMPRESSIONAR OS SEUS AMIGOS EM CASA

Combinar vinhos generosos e sobremesas

Sugerimos que os  vinhos generosos sejam “parceiros” das sobremesas.

Faça uma selecção dos vinhos que tem, vinho do Porto tawny, os data de colheita, os datados ( 10,20 ou 30 anos), ou os rubies, LBV ou Reservas Ruby. Procure os Madeira, Moscatel de Setúbal e Carcavelos.

Para todos eles a temperatura tem um papel fundamental para a riqueza da combinação. Deve servir os vinhos a uma temperatura de 10/12º. Sente-se menos álcool e a doçura é camuflada pela temperatura baixa. 

Para sobremesas  à base de:

 Chocolate, cacau, os Vinhos do Porto LBV e Ruby são boas opções para a harmonização. Têm aromas a frutos vermelhos, sabores jovens e envolventes que facilitam a combinação. 

Ovos, Pão de Ló, pudins, de ovos, os Vinhos da Madeira 5 anos com aromas mais intensos, frutos secos, caramelo, podem ser agradáveis, visto que contêm também alguma acidez devido ao Terroir ( proximidade com o mar)

Doçaria Conventual ou doçaria regional, não são fáceis as escolhas, devido à quantidade de açúcar, mas poderá escolhe um vinho do Porto com indicação de idade, 10anos, com aromas a frutos secos, caramelo, mas que ainda têm alguma juventude. O Vinho da Madeira pode ser uma escolha correcta, também , devido à sua frescura característica. ( apesar de não ser generoso, o espumante pode ser a combinação mais fácil, devido à sua frescura , que combate a doçura e ao gás que tem).

Cheesecakes, gelados, a opção pode recair para Moscatéis ou Vinho do Porto Ruby, jovens.

Cheesecakes de frutos vermelhos, a escola recai para o Vinho do Porto Ruby, pois as intensidades aromáticas e gustativas são semelhantes; para cheesecakes de manga, frutos secos, podemos aconselhar o Moscatel de Setúbal.

Gelados e frutas, o  Moscatel de Setúbal, devido à sua exuberância aromática e gustativa é uma escolha acertada para combinar com este tipo de sobremesas. Oferece uma sensação exótica ao conjunto.

Queijos, nesta altura do ano, podem ser agradáveis, tendo como parceiro so vinhos generosos. Queijo de pasta mole, Vinhos do Porto jovens, Rubies, ou Vinho da Madeira. Queijo de pasta dura, Os Vinho do Porto tawnies e Carcavelos podem ser opções válidas.

Combinar vinhos generosos com cafés

Os cafés, por serem tomados no fim da refeição, podem incluir uma sugestão de vinhos generosos. Para cafés mais intensos de sabor, escolha vinhos do Porto LBV ou Rubies. Cafés menos intensos, (com mais arábica do que robusta) os vinhos da Madeira e Tawnies são escolhas acertadas. Para descafeinados, procure a sugestão de um Moscatel.



Comentários

Mensagens populares