Decantar Vinho. Sempre para os vinhos antigos? Ou podemos utilizar o Decanter para Oxigenar os vinhos novos?

 

1.     Decantar um vinho, porquê?

Decantação é o termo técnico em que separamos a parte sólida, sedimentos do vinho devido ao seu envelhecimento, da parte líquida, o vinho.

Normalmente deve acontecer se a garrafa conter muito sedimento e a rolha estiver estragada. Como falamos de um vinho velho, os seus aromas são também mais sensíveis. Por esse motivo não devemos decantar os vinhos velhos pois o choque com o oxigénio é muito grande (onde tiveram desprovidos de oxigénio na garrafa). Podemos e perdemos grande parte dos aromas. Neste sentido os vinhos velhos devem ser servidos para o copo em quantidades pequenas e alguma paciência para que os aromas se mostrem. Servir em copo grande para irem abrindo devagar.

Devemos sim, fazer algo de semelhante para os vinhos novos. Contudo, não podemos chamar de “Decantação” pois os vinhos novos não apresentam sedimentos. A palavra correcta é “Oxigenação”.

Quem já não teve a experiência de beber um vinho numa refeição e no final da mesma expressar a sua opinião dizendo que o vinho está excelente naquele momento? Mas já terminou a refeição! O vinho em contacto com o oxigénio melhorou e apenas chegou ao seu esplendor meia hora ou 45 minutos depois. Pode acontecer aos vinhos novos, que por serem mais irreverentes, alguns tendem a ficar mais “fechados”, não mostrando o seu potencial, evidenciando alguma “timidez”.

Por esse motivo o mito de decantar vinhos velhos cai por terra caso se queira apreciar melhor um vinho com idade. Se pretende apreciar um vinho jovem, oxigene, utilizando um “decanter” ou um copo grande, alongado para que ele “respire” e fique o mais agradável na refeição

Comentários

Mensagens populares