Vinhos para a Páscoa - em casa-



Para o Folar de carne típico da época:
sugiro vinhos brancos onde prevalece aromas intensos, algum estágio em madeira.  vinhos tintos jovens e frutados, sem madeira podem ser agradáveis escolhas para uma combinação mais intensa. Quinta do Pinto Grande Escolha ou Casa Américo "Encruzado" nos brancos; nos tintos sugiro 1808 Biologico das Beiras ou Sabicos do alentejo;
Do Tejo:
Brancos-Quinta da Lagoalva "Arinto&Chardonnay"; Casal da Coelheira; Ninfa Sauvignon; Bridão Private Selection
Tintos- Quinta da Lapa Palhete; Varandas

Para o bacalhau:
que por vezes nesta altura da Pascoa o mais escolhido è o Bacalhau à Gomes de Sá. mas se escolher outra confecção de bacalhau sugerimos alguns estilos de vinhos.
Se pretender vinhos mais aromáticos aliados à acidez, pode escolher vinhos com a casta "Alvarinho", onde o Dona Paterna será uma escolha. Se quiser ser mais ousado, e gosta de combinações mais intensas, escolha vinhos brancos com estágio de madeira ou com idade. Aqui o Quinta do Convento 1999 ou Alto do Jôa 2018 funcionam muito bem.
Caso pretenda uma combinação mais clássica onde o tinto é o seu preferido, procure vinhos de zonas perto do mar, com suaves notas de madeira, mas que a frescura seja presente ( meso para um tinto). Pato Rebel do Luis Pato, Infinitude "Merlot" ou o Vicentino "Pinot Noir"
Do Tejo:
Brancos-ACA, Adega de Almeirim; Escavarelho "Fernão Pires";
tintos -Vinha do General, Vale de Forno; Fiuza

Cabrito, prato típico português em tempo de Páscoa:
carne suculenta, rica, onde por vezes é acompanhada por arroz de forno ou batata assada no forno.
Se pretendemos combinações ricas e intensas como manda a tradição, sugerimos vinhos encorpados, com notas especiadas ou frutadas onde a madeira está bem equilibrada.  Casa da Esteira "Touriga Nacional" do Douro, Ribeiro Santo "Touriga Nacional" do Dão ou até Quinta de Vale de Fornos "Syrah" do Tejo.
Se pretender sair fora da caixa, um espumante pode funcionar bem. Espumantes com idade, ricos de aromas e sabores intensos como por exemplo Luis Pato DUET,  Casa de Saima Baga.
São combinações com alguma frescura e saimos da zona de conforto. 
Caso seja um fã incondicional de vinho branco temos também optimas sugestões. Brancos de curtimenta, com madeira ou com idade para que tenham intensidade para a estrutura do cabrito. Podemos conseguir com os seguintes vinhos: Quinta da Varzea da Pedra Reserva "Arinto", Geronimo by HerdadePortocarro

Sobremesas:
Pão de ló, Folar Doce
Vinhos licorosos do Tejo
Colheitas Tardias

Comentários

Mensagens populares