Vinhos Espumantes

VINHOS ESPUMANTES, FRUTADOS DE BOLHA FINA E PERSISTENTE E VINHOS JOVENS, FRESCOS E ACÍDULOS






Comprar um vinho pelos aromas e sabores que ele contem!

A reputação do vinho , a garrafa, o seu preço têm tendência a influenciar a vossa escolha, mas muitas vezes não agradam ás vossas pupilas gustativas.

Por isso por que não comprar os vinhos pelas suas características em vez dos rótulos!!

Deixamos aqui algumas dicas para como escolher um espumante ou champanhe para a vossa refeição.





Os vinhos espumantes possuem, além das propriedades organolepticas, uma dimensão psicológica de prazer.

É um costume celebrar um dia selando com um espumante. É um costume que tem crescido ao longo dos tempos, sendo parte integrante da cultura ocidental.

Para poder apreciar os espumantes na sua plenitude, tem que se ter em conta a concorrência e a ocasião que se celebra: os convidados não se devem sentir desarmónicos e nem o anfitrião acusado de snobismo.

Por tradição o espumante serve-se dentro do menu como aperitivo. É muito apropriado para este fim pela sua qualidade de abrir o apetite.

Para este tipo de vinho as iguarias que pode ser mais fáceis de combinar são iguarias de confecção não muito elaborada, saladas de camarão, frango com molhos não muito quentes, mas sim frescos, do tipo maionese, molho de iogurte e molho de ketchup.

Para acompanhar uma refeição completa com espumante, esta deverá ter iguarias á base de saladas, peixes grelhados, carnes brancas e sobremesas que tenham algum doce para que possam contrastar com a frescura do vinho.

Se quiser prescindir dos aperitivos, deverá escolher um vinho espumante, cremoso e equilibrado, para evitar alguns males devido ao excesso de gás nalguns vinhos espumantes, não sendo por isso agresivo para o estomago.

Ao servir com aperitivos e entradas, estas devem ser à base de canapés, saladas (não muito compostas), azeitonas.

O importante é harmonizar o gosto dos convidados com as caracteristicas dos aperitivos e das bebidas e menus posteriores.

Alguns exemplos de bons espumantes protugueses são Quinta de Cabriz, Vertice, Murganheira, Quinta da Romeira, Quinta do Valdoeiro, Quinta do Ortigão, D.Helena, Monte Cascas Espumante, Esporão.
Bucela Espumante by Paulo Laureano.





Comentários

Mensagens populares