quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia do Escanção 24 de Março

Parabéns Escanções!

Indivíduos que tentam levar para a frente uma profissão que está difivíl de ser aceite pelos empresários da restauração.

O Escanção no restaurante deve ser como refere o Sr. Manuel Miranda "um relações públicas da casa" aliando o serviço de vinhos, á melhor escolha do vinho com as iguarias.

Eu, como formador do curso, escanção e defensor dos cursos de escanção, acho que devemos ter apoios de quem Produz o vinho e quem o vende aos restaurantes. São eles o apoio que faz elevar a qualidade do serviço nos restaurantes, bem como, aumentar a venda dos vinhos, através dos escanções.

Mas é preciso ter em atenção aqueles que dizem que são escanções, por gostam de servir e não têm bases para tal.

Por outro lado, a cultura dos nossos escanções, sou um deles, devia ajudar mais a Associação e muitas vezes digo que não tenho tempo!! . Ou quando se tenta organizar provas, workshops, que são SOLICITADOS, e ninguém aparece.
Escanções de Portugal, temos que nos unir para que possamos ser mais fortes e organizados.
Se queremos ser respeitados temos que nos dar ao respeito. Como? Sermos profissionais, estudiosos, organizados e pedirmos apoio a quem de direito. As instituições ligadas ao sector devem por isso ser um veiculo de promoção dos escanções.

Vamos juntos melhorar e daqui a 1 ano seremos mais fortes.
Bem hajam

Não se esqueçam, que para conseguir algo devemos arriscar, queimar as pestanas no estudo e acima de tudo sermos humildes e profissionais.

terça-feira, 9 de março de 2010

VINHO BRANCO 2009, QUINTA DA LAGOALVA, TALHÃO 1

Provei este vinho em meados de janeiro. vinho ainda muito novo, cheio de vida.
aspecto limpido, lágrima pouco persistente; aroma de intensidade média, jovem, fruta tropical, onde sobressai o ananás, papaia, lima e algumas notas de pessêgo.
Sabor seco, acidulo bem presente, alcool a notar-se pouco, frutado, corpo mediano, intensidade mediana e final de boca refrescante e saboroso.
vinho que se adequa a dias mais quentes, onde a sua capacidade aromática predomina, sendo realçada também a frescura. Iguarias á base de marisco, peixes grelhados, saladas, por exemplo, salada Caesar.
Vinho de piscina ou de fim de tarde numa esplanada junto à praia.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Escanção no Restaurante Quinta dos Frades



No ano de 2009, assumi que tinha de trabalhar como escanção num restaurante. Depois de variados estágios com o "Mestre João Pires", achava que tinha de colocar em prática, tudo aquilo que aprendi, não só na escola onde dou aulas, mas tmabém num restaurante.


Então que surge o primeiro contacto com a QF, através do Pedro Gameiro.


Não os conhecia, ao Pedro e à Alexandra e fiquei muito agradado com o seu projecto onde a partir de Março me incluio.


Quero agradecer a oportunidade e tdo farei para elevar ao máximo o serviço de vinhos, bem como, o restaurante.


Tenho um longo caminho pela frente, mas estou convicto, que com muito trabalho e gosto vamos conseguir.


Lá vos espero para uma visita e conversa, afim de combinarem e harmonizarem as fantásticas iguarias elaboradas pelo Igor e os vinhos que estão na carta.


Saudações vinícas


Rodolfo Tristão