QUINTA DO VALDOEIRO - BAIRRADA -

QUINTA DO VALDOEIRO
REGIÃO: BAIRRADA

Mais uma viagem vinícola que fazemos por terras lusitanas, ao encontro de uma quinta numa região que tem vindo a reconquistar os enófilos.
A região da Bairrada é conhecida por ter vinhos difíceis de agradar aos enófilos pois são vinhos que eram elaborados para serem bebidos não jovens, mas com alguma idade, particularmente os vinhos da casta BAGA.

A Quinta do Valdoeiro, foi adquirida pelas Caves Messias, nos anos 40. A partir dessa data foi crecendo estando neste momento com 130 hectares de vinha.
Os solos da Quinta do Valdoeiro, são de baixa fertilidade, pobres, constituídos por uma primeira camada franco-arenosa e uma outra mais profunda, de consistência argilosa, compacta, onde as raízes das videiras penetram com dificuldade em busca dos nutrientes essenciais à nutrição da planta.
A ligeira ondulação do relevo, as encostas soalheiras voltadas a sul e a nascente e a implantação das castas, separadas por talhões, tendo em conta a melhor exposição para as castas tintas, são também factores que contribuem para a qualidade das uvas aí produzidas.
A vinha é uma cultura que gosta das adversidades que a terra oferece e neste caso faz com que o resultado final seja no sentido de criar bons vinhos para o mercado.

As castas existentes são ARINTO, BICAL, CERCIAL, CASTELÃO, BAGA, CHARDONNAY, TOURIGA NACIONAL E SIRAH, bem como a casta mais internacional a CABERNET SAUVIGNON, dão um cunho próprio a estes vinho e cruzam-se muito bem com o difícil TERROIR da região..

Os vinhos desta região encontram-se mais visíveis ao consumidor, devido ao cuidado e a um melhor conhecimento por parte dos enólogos da quinta do Valdoeiro, que conseguem juntar a sua sabedoria e tecnologia para retirar o que de melhor a região oferece.
Provem se for possível o espumante baga&chardonnay ou o vinho branco chardonnay.
Nos tintos porque não experimentar um bom tinto a partir da casta touriga nacional ou até mesmo saborear um bom vinho da casta baga, para sentir toda a sua vivacidade e complexidade fornecida pelos taninos.

Comentários

Anónimo disse…
HI, I just joined this community. I m from india. I like this forum.......hope to learn lot of things here ;-)





---------------------------------------------
http://www.beatonlinepokers.com
Anónimo disse…
Hi there,I enjoy reading through your article post, I wanted to write a little comment to support you and wish you a good continuation. All the best for all your blogging efforts.
Anónimo disse…
Please, keep up the awesome work and continue to post topics like this. I am really fan of your site.