COMBINAR VINHOS E QUEIJOS....UMA OUTRA ABORDAGEM...

COMBINAR VINHOS COM QUEIJO…

O queijo tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos na mesa dos portugueses. Depois do prato principal sabe bem degustar um queijo. Normalmente acompanha-se o queijo com vinho tinto, visto que, se estamos a beber vinho tinto, continuamos a bebe-lo com o queijo.
Mas vinho tinto com queijo é uma combinação difícil. O contraste da proteína existente no queijo, os sabores lácticos do mesmo, não combina bem com os taninos e adstringência do vinho tinto. É uma combinação pouco conseguida.

Para combinar queijos e vinhos, porque não acompanha-los com vinho branco, vinho do Porto e Moscatel de Setúbal?

Para queijos de ovelha ou cabra de pasta mole, não muito fortes, untuosos, podemos combinar com vinhos brancos jovens, frescos e acídulos. A marcada acidez é a característica mais destacada destes vinhos. Tanto no nariz como na boca deixam uma sensação fresca, frutada e relativamente ligeira.
Ao combinar este tipo de vinho com queijos deve-se ter atenção, em primeiro lugar, à acidez, que não deverá ser muito acentuada, para que o queijo não perca as suas cacterísticas. Além disso, estes vinhos não cansam as papilas gustativas.

Para queijos de cabra fortes, semi-curados e curados porque não combina-los com vinho do Porto tawnies?
Estes tipos de vinho apresentam aromas a frutos secos, com toque melado, macio. A sua estrutura é complexa, aguentando por isso queijos fortes, tipo queijos curados do Alentejo, os de Nisa, e pode ainda contrastar com alguns queijos de pasta mole da Serra da Estrela.
O moscatel, outro vinho generoso, é excelente para combinar com quase todos os queijos. Apresenta um toque melado intenso, frutos tropicais e acima de tudo frescura que vai suavizar bem com a complexidade dos queijos.

Não esquecer que a temperatura dos vinhos tem muita influência na harmonização do conjunto.
Sirva o vinho do Porto a 14ºC e o Moscatel a 12ºC.
O vinho branco não o sirva exageradamente frio.

Comentários

Mensagens populares